Draw everywhere, and all the time. An artist is a sketchbook with a person attached.
Irwin Greenberg





2014-06-18

Algar do Carvão e Gruta do Natal na Ilha Terceira

 






Por estes sketches e especialmente por o que visitei teria, em si, valido a ida à Terceira. Já estive em muitas grutas, particularmente em França, mas nunca tinha estado dentro de um vulcão vazio com uma abertura a céu aberto que a saída da lava criou. É isto o Algar do Carvão. O que se sente lá dentro é realmente impressionante.

A Gruta do Natal tem uma estrutura mais habitual mas está tão em bruto que se torna realmente atraente. Não visitei todo o espaço pois há partes que têm de ser feitas quase de cócoras e eu tenho um pouco de claustrofobia. Mas o pouco que vi valeu a pena. Nesta gruta ainda entramos de capacete pois os tectos são, em certos locais, muito baixos.

Numa visita à ilha é, para mim, um local a não perder.

Os sketches foram feitos numa corrida contra o tempo, o que impede o tempo do espanto e da contemplação. A maior parte foi desenho cego a que, cá fora, de memória, acrescentei cor e, na gruta do Natal, dei sombras.

A foto é da zona mais alta do Algar do Carvão junto à abertura.

A quem queira saber mais sobre estas grutas aconselho a visita ao site dos Montanheiros da Terceira, organização que as explora.  www,montanheiros.com
Espero, em breve, ter lá publicados alguns destes desenhos.

1 comentário:

ad astra disse...

que maravilha
os desenhos estão otimos e deve mesmo ser um sitio muito bonito

fiquei com vontade